Acadêmicos

Weber José Vargas Müller

Neo Academico

Weber Müller
Escritor, Professor de Língua Portuguesa, com especialização em Literatura Brasileira, ensaísta, cronista e poeta. Graduado em Letras pela Universidade Federal do Espírito Santo e em Matemática pela Universidade Federal Fluminense. Guaçuiense, autor dos livros: Similitudes Poéticas(Editora Formar); Reticências Caleidoscópicas e Epifanias ( Editora S. Miguel ); Horas Vargas (Edições Loyola) e GOMOS...NACOS... COMBOS (Editora Bastos). É membro de Academias de Letras - Cachoeiro de Itapemirim, Aracruz, São Mateus e Serra-, Goiás, Buenos Aires e Chile. Foi galardoado pela Assembleia Legislativa-ES com as Comendas Rubem Braga, Paulo Freire e Monsenhor Rômulo Ballestrero. Professor há 28 anos, atuou como Secretário Municipal de Educação de Guaçuí e Superintendente Regional de Educação – Caparaó. Atualmente, é Presidente da ONG – AMIGOS DA EDUCAÇÃO-, com militância nas searas culturais e educacionais, em Guaçuí-ES.




Bibliografia
SINOPSE
Obra: SIMILITUDES POÉTICAS
Editora: FORMAR
Ano: 2014
Autor: WEBER JOSÉ VARGAS MÜLLER


A obra, em poesia, aborda temáticas diversas. Os poemas são tecidos e embasados em senso de equilíbrio moral e na defesa insólita de valores.
Expressam sentimentos e conhecimentos vários, exaltando a natureza, o amor à família, o respeito aos amigos e semelhantes.
São versos que brotaram da alma de um terno e eterno aprendiz de poeta, que usou de atrevimento e de ousadia para versejar a vida e brindar a todos os amantes das Letras e das Artes com sua sensibilidade poética, sem similitudes!!!...
Certamente, é um referencial para ser explorado em sala de aula como fonte de pesquisas e de estudos literários, sob orientação e planejamento.
A Literatura Capixaba, dessa forma, despontará e assumirá seu real valor no cenário literário e artístico, com efetiva participação da juventude.
A leitura de SIMILITUDES POÉTICAS é um convite ao exercício de valores basilares que perfilam a formação cidadã, cristã, moral e sensível de todos os que se dispuserem a debruçar sobre a obra, com o coração solícito ao belo e à arte.

SINOPSE
Obra: EPIFANIAS
Editora: São Miguel
Ano: 2016
Autor: WEBER JOSÉ VARGAS MÜLLER


Epifanias provoca, nas entranhas, emoções que escorrem da engenharia das palavras. Epifania é uma palavra grega que significa “manifestação”, “aparição” ou “revelação”. Cada texto é uma epifania do coração do autor, poeta e cronista WEBER MÜLLER que vem nos encantando com palavras carregadas de imagens, ideias, sentidos: palavras com sabor gostoso para alimentar nosso ser.
MÜLLER brinca com imagens, palavras, sonhos, universos, bichos, flores e sabores, para despertar em nós outros tantos sentimentos. O cronista nos ensina que escrever é provocar no outro um turbilhão de novidades; é apresentar o mapa do paraíso perdido; é abrir estradas n ovas no deserto da vida; é oferecer água boa para as sedes do caminho.
Em EPIFANIAS, WEBER MÜLLER registra que escrever é fazer sangrar. O sagaz leitor poderá ratificar que, de fato, toda palavra vem sempre acompanhada de carne e de sangue.

DADOS DO ESCRITOR
Autor: WEBER MÜLLER
Telefone: 2899912-1312
E-mail: weberjvmuller@gmail.com
DADOS DA OBRA
Título da Obra: HORAS VARGAS
Categoria/gênero: POESIA
Nº de páginas: 132
Editora: Edições Loyola-SP
Ano de publicação: 2017
Data e local de lançamento: A obra foi lançada, oficialmente, em 26 de abril de 2017, na Secretaria Municipal de Cultura de Guaçuí, às 19h.

Público alvo/classificação etária: Juvenil e adulto

Sinopse da obra: (10 linhas)
HORAS VARGAS é uma obra literária que traz à baila versos do esteta Weber Müller, compostos com sua maestria, sensibilidade e verve sagaz. Os versos imprimem sentimentos vários, traduzindo a emoção e a sedução de nosso cotidiano, com um olhar atento à singeleza da vida e á beleza do simples.


WEBER MÜLLER, de verve sagaz, é escritor, autor, cronista, poeta e ensaísta. Escreve para jornais e periódicos, semanalmente. Exerceu funções públicas, em sua cidade natal, Guaçuí-ES: Secretário Municipal de Educação e Superintendente Regional de Educação. A partir de 2014, lançou obras literárias: Similitudes Poéticas, Reticências Caleidoscópicas, Epifanias e Horas Vargas.
Em GOMOS... NACOS... COMBOS... , o autor revela as entrelinhas das emoções do dia a dia e pesca, com maestria, as miúdas ações que desencadeiam os mais grandiosos sentimentos, sendo capaz de ouvir falas que nem sequer foram ditas e de escrever diálogos que fazem com que os leitores sintam-se grampeados e internamente filmados. Afinal, o nosso cotidiano é bastante similar...
Membro de agremiações literárias e Academias de Artes, Letras, Cultura e Ciências, WEBER MÜLLER destaca-se pelo seu compromisso com o ativismo cultural, em plagas capixabas. O escritor nos brinda, todo dia, com a graça das palavras, homenageando a beleza do simples e dos pequenos atos, sem se esquecer de que o simples não é sinônimo do óbvio.
Expressa, sensivelmente, o que o leitor ainda não havia verbalizado, aquilo que em seu campo mental não era senão possibilidade – e, apenas por isso, o leitor não o tinha dito por si mesmo - . MÜLLER é aquele que traz certos fatos e certas possibilidades à superfície da consciência, tornando pensável o que antes não era senão pressentido. É aquele que, com a imaginação alerta, em meio a tempestades e ao jogo do navio, permanece aboletado na - como diziam os antigos navegadores - “casa do caralho”, isto é, no cesto da gávea.
Desvendem o cotidiano de WEBER MÜLLER que dispôs, ao longo do ano, escrever, diariamente, um texto para nosso deleite. Nesta viagem, o autor é aquele marinheiro que grita “terra à vista!”.

Leonardo Picinati
Amigo do autor