Acadêmicos

Ana Leticia Torres da Silva

Academico Efetivo

Ana Letícia Torres da Silva, nasceu em São Luís do Maranhão aos 16 dias de maio de 1970. Iniciou sua carreira docente na rede privada e depois na rede pública como professora de Língua Portuguesa e Inglesa.
Desde 2023 a autora enveredou por concursos para participar de Antologias Sarau Brasil 2023 (Seleção Poesia Brasileira) – Poesia Estrelas do Mar; Antologia Simplicidade e Poesia – Os Castanhos dos Meus Olhos e Reviver; Antologia Flor de Laranjeira – Poesia Amor Delicado; Antologia Aos 4 Cantos –– São Luís. Em 2024, participou da Antologia Poetize 2024 (Seleção Poesia Brasileira) – Poetisando a Vida; Antologia Poemas Contemporâneos - Pensamento Místico; Antologia Poemas Consonância – CONCÓRDIA, Antologia Ilha do Amor: pelos olhos do poeta – Um Ponto a Beira Mar e São Luís do Maranhão. Em 2025 se aprimorou participando de novas antologias: Antologia Poética Memórias – NOSTALGIA; Antologia Poética Diante do Anoitecer - O amor em noite de luar; Antologia Bicentenário de Dom Pedro II – O Imperador Viajante; Antologia Cem Maneiras de Falar de Amor - O olhar do amor; A descoberta do amor, Antologia conta aí, professor – O Grande Aprendizado; Antologia Flor dos Amores – Quando te vi na floresta (Conto); Coletânea: VOZES RIBAMARENSES – Caminhos das Artes, Letras, Saberes e Tradições, (Crônicas e Poesias) – A Cidade que Arriba Mar; Antologia Ponte dos Sonhos (COMENDA LITERÁRIA) – Sonhar com um mundo encantado; Coletânea Versos Encantados – As Letras Encantadas; Antologia Poética Alquímia de Palavras: Palavras Enebriantes; Antologia Diante do Amanhecer: O Sol raiou; Antologia Caminhos dos Sentimentos: Nas Andanças da Vida. Antologia O dia que o Mundo me ver": O despertar do Autismo em minha vida. Conto Digital: Encanto Azul. Concurso Nacional de Poesia Sarau 2025: O sonho de deixar de ser invisível. Prêmio Caneta Vip: Fernando Pessoas; Participação Bodas de Trigo da Unalegro: Viver Intensamente; I Evento Conjunto das Academias UNALEGRO e ACaL: A saudade que virou solidão. Antologia Sonhos: Carpe diem.
Escreveu dois livros: Calmaria das Águas, 2024 e Calmaria dos Sentimentos, 2025. É Membro Acadêmico efetivo – ALCASJR ( Academia de Letras, Ciências e Artes de São José de Ribamar) – Cadeira Nº 22 – Patronesse: Laura Rosa, recebeu o Mérito Literário Ribamarense – ALCASJR (Academia de Letras, Ciências e Artes de São José de Ribamar), membro da AIAP BRASIL ( Academia Intercontinental de Artistas e Poetas), membro da UNALEGRO (União das Academias Elo e Guimarães Rosa) cadeira 019, Patronesse Lucy Teixeira, membro da Academia Biblioteca Mundial de Letras y Poesías, cadeira 155, patronesse Nora Roberts, recebeu o Mérito Literário da Academia de Ciências e Artes da Amazônia – ALCAAB, é Vice-presidente do CEM (Coletivo de Escritores Maranhense), participante do Núcleo de Arte e Poesia Bandeira Tribuzi, colunista da Revista GENIUS VIP e da Revista Vinca Literária, Todas essas vertentes afloradas se destacaram como células se multiplicando nas ondas da literatura que permeiam mais de meio século de vida.


Bibliografia
Livros: Calmaria das Águas (2024) e Calmaria dos Sentimentos
Se angustiada estou
Busco a tua música
Seguindo um curso infinito
Como tudo, é bonito