Acadêmicos

Glaucio Cesar dos Santos Oliveira

Academico Efetivo

Profissional de TI, ávido leitor e escritor desde a mais tenra idade, Glaucio viveu durante 4 anos em Boston (EUA), retornando à sua cidade natal recentemente (Ribeirão Preto/SP). Apaixonado pela mulher e filha, aprecia sobremaneira outras culturas e idiomas. Durante a quarentena de 2020, por influência de uma amiga escritora decidiu se aventurar no meio literário pela primeira vez compartilhando seus textos através de seleções de antologias e concursos. Em menos de um mês, teve participação confirmada em dezenas de livros, que foram publicados contendo diversos de seus poemas e contos. A partir disso, concluiu seu primeiro livro de terror ("Tutor"), e percebendo certa escassez de obras que celebram importantes aspectos culturais brasileiros, iniciou um selo independente denominado "Bandeirante Editorial" pelo qual já publicou três livros recentes.


Bibliografia
[Listando apenas os livros que publiquei, os que participei como coautor estão em meu site pessoal referenciado no próximo campo.]

- "Belezas de Santa Cruz": Antologia poética que reúne textos de dezenas de autores de diferentes regiões do país, enaltecendo tudo de mais bonito que há em nosso território em termos de belezas naturais.

- "Pátria Mãe Gentil": Dado o ambiente convidativo para estrangeiros, o Brasil recebeu afluências de imigrantes oriundos de diferentes países nos séculos 19 e 20, como italianos, japoneses, entre outras nacionalidades. Antologia contendo contos e poemas que homenageiam e narram fatos envolvendo os colonos.

- "Tributo à Noite Feliz": Antologia literária que reúne contos e poesias que celebram o espírito natalino. Com diferentes abordagens, contendo textos felizes, tristes, engraçados, melancólicos e reflexivos, autores de todo o Brasil e do mundo encontram-se nessa obra para celebrar o dia do nascimento de Cristo.

- "Tutor": Assolado por traumas de infância, Samuel leva uma vida pacata com o pai e os irmãos. Subitamente, o adolescente se vê em uma jornada por sobrevivência, amadurecimento e reencontro com o passado, enquanto percorre uma longa distância junto dos irmãos gêmeos, em meio ao caos instaurado por uma doença, que leva pessoas comuns a desejarem matá-los com as mãos nuas, a fim de se alimentarem com suas entranhas.